quarta-feira, 25 de março de 2009

quarta-feira, 18 de março de 2009




A vida é bela

Curso Linux Educacional

Na educação, as tecnologias têm uma função de grande relevância, auxiliam na mediação pedagógica, aumentam a interatividade entre aluno e professor, levando um mundo de conhecimento para dentro da sala de aula, através de várias formas, principalmente a Internet que vem se desenvolvendo muito rapidamente; Além da formação e qualificação dos docentes ela têm uma colaboração na mudança de paradigmas tradicionais em relação ao processo de ensino e aprendizagem, ou seja, elas se apresentam como uma nova maneira de ensinar e aprender.
A tecnologia abre as portas para o mundo, através dela podemos nos libertar de muitas dúvidas e nos ligar a diversas pessoas e conhecimentos...
Fomos criados com medo da tecnologia, ouvindo de nossos pais coisa como “- Não põe a mão no botão...vai quebrar a TV”, sem dúvida à próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir, vai ficar à margem dos próprios alunos, uma vez que eles nasceram na era da tecnologia. Com isso se exige do professor uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas.
Para Moran "é importante buscar pontos de apoio; procurar grupos que estejam em processos afins; conhecer pessoas em que possamos confiar, que não nos julguem negativamente, nem nos invejem, e interagir com profissionais da comunicação e da saúde para que nos ajudem a perceber-nos melhor e desvendar nossos processos mentais e emocionais.
Cada um de nós tem suas crenças e formas de expressar sua religiosidade. Se elas nos ajudam a perceber melhor o que nos acontece, ter paz e comunicar-nos com os outros, podem ser-nos muitos úteis".
A grande revolução que o computador promove é permitir uma educação massificada no sentido de que há muita informação disponível e ao mesmo tempo individualizada. Com o andar dos anos o que vai acontecer é que o ensino não vai mais se reduzir ao livro didático. Os livros estarão melhores e adequados à informática, até mesmo com sugestões de sites e atividades. Moran ainda ressalta que "a mudança ocorrerá quando estivermos convencidos de que uma das opções é melhor que as outras e fortalecer-nos nessa decisão, levando-a adiante, se não houver graves sinalizações em contrário no caminho. Quem não decide não percebe o valor da nova escolha, porque fica de olho também no que vai perder e se apega a roteiros já conhecidos. Alguns querem mudar e sabem que têm que mudar, mas não sabem o que pôr no lugar. Sentem-se tão machucados com perdas passadas, que permanecem paralisados com o receio apavorante de acumular mais uma derrota".
Nós precisamos de uma forma nova de competência crítica, uma arte ainda desconhecida de seleção e decodificação, em resumo, uma sabedoria nova. É preciso saber aproveitar a liberdade e a criatividade da utilização das tecnologias nas escolas, mas ao mesmo tempo, aprender a definir limites, a consciência crítica, reabilitar valores e fortalecer a identidade das pessoas e dos grupos, desafios de hoje a ser enfrentados por todos nós, professores.