quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Projeto: Recontando Fábulas




Turma: 4ª série
Ano: 2010


JUSTIFICATIVA
Considerando que a fábula é uma tipologia textual que instiga discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista da necessidade de ampliar o repertório linguístico do aluno, bem como, aprimorar o nível de escrita, serão desenvolvidas estratégias que viabilizem tais metas, através de um projeto didático intitulado: RECONTANDO FÁBULAS. Neste, o educando vivenciará de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir textos.

OBJETIVO GERAL

Despertar no aluno o prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e produtor competente de textos, através do gênero literário fábula, aproximando-se ao máximo da estrutura e do vocabulário, apropriado nesse tipo de texto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como fonte de entretenimento.
• Reconhecer a fábula como gênero literário que veio do conto popular.
• Desenvolver o imaginário.
•Reproduzir o texto oralmente, individual ou coletivamente, mantendo a sequência dos fatos.
• Compreender a moral implícita no texto.
• Descrever a ambientação e os personagens da fábula.
• Narrar fatos do cotidiano que tenham relação com a moral da história.
• Reescrever texto mantendo a sequência dos fatos.
• Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa das palavras desconhecidas encontradas na fábula.
• Realizar leitura fluente com compreensão.



RECURSOS

DVD
• Coleção: As melhores Fábulas
• CD
• Computador
• Internet

DESENVOLVIMENTO
• Leitura fílmica (As melhores fábulas).
• Aula na sala de multimídia (discussão sobre as características do gênero, apresentação de fábulas e releituras).
• Leitura de fábulas para um contato mais freqüente com o gênero.
• Criação de fábulas
• Digitar a fábula no editor de texto
• Postar esta fábula no site
• Elaboração de uma apresentação eletrônica, nas aulas de informática, com uma das fábulas criadas em sala.


AVALIAÇÃO


Observação através de registros do desenvolvimento das habilidades, da participação e do interesse do aluno, durante a execução dos conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário