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terça-feira, 8 de outubro de 2019
PGE Sonia
PGE Gestão 2020-2023
PGE Gestão 2016-2019
PGE 2013
Plano de gestão escolar
DADOS DA ESCOLA
Nome da escola
EEB LINDO SARDAGNA
Unidade
28100
Regional
IBIRAMA
Município
DONA EMMA
Endereço
RUA ALBERTO KOGLIN
Número
3712
Bairro
CENTRO
CEP
89155000
Telefone
(
47
)
33578412
Áreas de ensino
Educação infantil
Ensino fundamental
Ensino fundamental
Ensino médio
Ensino pré-escolar
Anos iniciais
Anos finais
Ensino médio
Sem informação
Em Atividade
Paralizada
Extinta
Paralizada
Sem informação
Em Atividade
Paralizada
Extinta
Em Atividade
Sem informação
Em Atividade
Paralizada
Extinta
Em Atividade
Sem informação
Em Atividade
Paralizada
Extinta
Em Atividade
Ensino Profissionalizante
Educação de Jovens e Adultos
Ensino especial
Ensino Profissionalizante
Ensino supletivo
Ensino especial
Sem informação
Em Atividade
Paralizada
Extinta
Sem informação
Sem informação
Em Atividade
Paralizada
Extinta
Sem informação
Sem informação
Em Atividade
Paralizada
Extinta
Sem informação
Educação especial
UE Exclusiva para Educação Especial
Ensino Regular com Classe Especial
UE Inclusiva com apoio de Sala de Recursos
Educação indígena
Educação Indígena
UE em Território Indígena
Língua Indígena
Total de turmas por curso
Pré-escolar
Anos iniciais
Anos finais
Ensino médio
EJA
Ensino profissionalizante
Projetos
Magistério
AEE
0
10
8
4
0
0
2
0
2
Total de turmas por etapa
Ensino fundamental
Ensino médio
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
2
2
2
2
2
2
2
2
2
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
2
1
1
0
EJA - Ensino fundamental
EJA - Ensino Médio
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
1º ano
2º ano
3º ano
AEE
Projetos
Magistério
AEE
2
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
0
0
1
0
1º ano
2º ano
3º ano
Ensino profissionalizante
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
Total de turmas por turno
Total
Matutino
Vespertino
Noturno
Integral
26
10
12
4
0
Total de servidores
Professor efetivo
Professor ACT
Administração escolar
Assistente técnico pedagógico
11
29
0
2
Orientador educacional
Supervisor escolar
Assistente de educação
Analista técnico em gestão educacional
1
0
1
0
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Nível
Licenciatura
Curso habilitado
CURSO NORMAL SUPERIOR HABIL. SÉRIES INICIAIS
Outro
Instituição
Outra
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
Início
2002
Conclusão
2005
Nível
Especialização
Curso habilitado
Outro
EDUCAÇÃO INFANTIL SÉRIES INICIAIS ÊNFASE EM EDUCAÇÃOESPECIAL
Instituição
INSTITUTO BLUMENAUENSE DE ENSINO SUPERIOR
Outra
Início
2006
Conclusão
2007
Nível
Especialização
Curso habilitado
Outro
Curso de Formação em Gestão Escolar- 200 horas
Instituição
Outra
Secretaria do Estado da Educação
Início
2016
Conclusão
2016
PLANO DE GESTÃO
TÍTULO
Plano de gestão: EEB Lindo Sardagna
INTRODUÇÃO
A escola se configura como uma instituição coletiva que deve organizar-se para que as responsabilidades e os objetivos sejam compartilhados de forma conjunta para expressar o trabalho dos diversos segmentos que a compõe. Compartilhar com a comunidade os anseios, as esperanças, as dúvidas na busca de construir uma nova realidade, com a intenção de melhorar a qualidade de ensino, é fator preponderante implementação da autonomia pedagógica, administrativa e financeira. Por este motivo, a parceria entre escola e comunidade devem ser de autonomia e democratização para o acesso e permanência do aluno na escola, sendo assim as decisões escolares devem ser tomadas coletivamente, procurando envolver todos os seus segmentos.
A educação escolar tem a tarefa de promover a apropriação dos saberes, procedimentos, atitudes e valores por parte dos alunos, pela ação mediadora dos professores e pela organização da gestão escolar. (LIBÂNIO 1998 p.137) O projeto pedagógico é o instrumento que possibilita à escola inovar sua prática pedagógica, na medida em que aponta caminhos para as situações que precisam ser modificadas, visando criar condições para uma gestão democrática e participativa cujo foco seja a aprendizagem do aluno e a valorização dos trabalhadores da educação.
Assim sendo, nosso plano de trabalho na escola será pautado nos princípios de gestão democrático, referenciada pelo PPP (Projeto Politico da Escola), construindo de forma coletiva com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, um importante documento que norteará as práticas da escola.
No PPP planejamos o que temos intenção de fazer tendo a possibilidade de refletirmos e revermos sobre as ações planejadas inserindo mudanças quando necessário para uma melhor práxis pedagógica e administrativa escolar.
OBJETIVO GERAL
Oferecer escolaridade para todos, obedecendo aos preceitos legais, conforme projeto politico pedagógico da escola dentro de uma gestão democrática, com um trabalho embasado em valores como: interação escola/ família, comprometimento numa gestão participativa centrada na aprendizagem e formação humana integral do aluno.
DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
Dimensão socioeconômica
A escola atende todas as crianças e jovens do entorno das classes sociais mais abastadas às assalariadas de origem humilde; isso gera grande diversidade cultural e estrutural. Nos últimos anos, devido a oferta à oferta de emprego nos setores têxteis e madeireiros, o município teve sua população muito aumentada e a escola também. Esta nova demanda de matrículas trouxe a escola um novo perfil de discentes, que apresentam inúmeras carências sociais e afetivas.
A distorção série/ idade no Ensino Médio está presente. Isto acontece em decorrência da implantação dos programas de aceleração voltada para os alunos que se encontram fora da faixa etária do Ensino Fundamental e que, portanto, também chegam ao Ensino Médio fora da faixa etária e ainda aqueles alunos que estão retornando atendendo as exigências do mercado de trabalho.
A instrução escolar dos pais dos alunos é bem diversificada, possuem, em sua maioria, o Ensino Fundamental ou Médio incompleto e, na sua minoria, possuem grau superior. As famílias, dentro de suas disponibilidades, participam das organizações comunitárias. A escola possibilita a participação dos pais em eventos escolares como: dia da família na escola, festas comemorativas, festival de talentos, entrega de boletins, assembleias, entre outros.
Dimensão pedagógica
O Ensino Fundamental séries iniciais oferece um ótimo atendimento às crianças, que estão, em sua grande maioria, sendo alfabetizadas na idade certa. As professoras, todas pedagogas, realizam a recuperação paralela dos alunos com dificuldades de aprendizagem. As turmas não são numerosas. Esse perfil refletiu no ultimo IDEB, em que a escola obteve resultado 6,6.
Nas séries finais do Ensino Fundamental, as turmas são muito numerosas, a maioria com mais de 30 alunos, por haver demanda da rede municipal. Nesta etapa escolar aparecem dificuldades de atendimento, principalmente ligadas a desinteresse e indisciplina. O resultado do último IDEB foi 5,0.
No Ensino Médio a grande dificuldade reside na evasão e reprovação na 1ª série. Isso se deve à inserção precoce do adolescente no mercado de trabalho que frequenta a escola, principalmente no período noturno, chegando cansado e desmotivado.
Nas séries finais e Ensino Médio há maior rotatividade de professores.
Podemos associar o ensino a ação. Desta forma, o ensino é conduzir uma pessoa a realizar uma ação da melhor maneira possível, no sentido de direcionar a pessoa ao aprendizado. Já a aprendizagem é a reflexão sobre algo. De nada adianta passar matéria e não haver reflexão. A discussão as perguntas, as ideias contrárias, fazem parte do processo de aprendizagem.
Refletir sobre os 4 pilares da educação nos trazem a possibilidade de desenvolver um trabalho de ensino aprendizagem, pois contempla o ser humano na sua totalidade.
Em seu planejamento anual a escola contempla a adequação a Proposta C. SC, e BNCC.
Os métodos de ensino/ aprendizado são variados de acordo com disciplinas. Para auxiliar esse ensino ocorrem leituras, pesquisas, trabalhos coletivos, individuais, provas para avaliação, recuperação paralela constante, participação em feiras escolares, projetos pedagógicos, entre outros.
O processo de planejamento das ações da escola e aprendizagem é feito coletivamente em dias de estudo e reuniões pedagógicas, bem como individualmente pelo professor em suas horas atividades.
A avaliação de aprendizagem, segundo Bloom (1993), apresenta 3 tipos de funções: diagnóstica, formativa e somativa. Diagnostica adequada para início de ano letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino/ aprendizagem vai acontecer. Neste sentido o professor tem como principal objetivo verificar o conhecimento prévio do individuo.
A avaliação formativa tem como função verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos. Esta avaliação deve ser realizada durante todo ano letivo.
A avaliação somativa tem como função a classificação, sendo realizada ao final do ensino. Através deste tipo de avaliação que informa o nível de aprendizagem alcançado e ocorre a comparação dos resultados obtidos visando a atribuição de notas.
A proposta C. de SC contempla que o professor deve ser mediador da aprendizagem, não detentor do conhecimento.
Através da relação professor aluno, o mesmo pode ser motivado a construir seu conhecimento, assim sendo, a relação X educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado interativo e ativo. Devendo sempre considerar a bagagem que o aluno já traz consigo.
Dimensão administrativa
A escola conta com uma equipe gestora formada por diretora, dois assessores, uma AE, uma ATP, uma estagiária, 15 professores efetivos, 23 professores ACT’s e 3 serventes. Como entes democráticos possui APP, Conselho Deliberativo, NEPRE, todos constituídos e atuantes.
Dimensão financeira
A escola recebe os seguintes recursos do Governo Federal: PDDE, Cartão Cepesk, material e serviço. A APP é uma forte parceira, realiza muitas ações e a escola conta com o apoio da Prefeitura Municipal, bem como da indústria e comércio local.
Dimensão física
O terreno que abriga a Unidade Escolar é de 12000 m2, apresenta uma área construída de aproximadamente 2196,03m2 subdividida em 8 salas de aula, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, banheiros femininos e masculinos, secretaria, sala dos professores, laboratório de informática (hoje usado como sala de aula), sala da direção, sala do SAEDE, almoxarifado, um ginásio de esportes, um centro de múltiplo uso transformado em biblioteca e consultório odontológico. Este espaço físico é insuficiente para a demanda e encontra-se em precário estado de conservação, apesar dos reforços da comunidade escolar em sua manutenção.
Outras considerações
Promover a elaboração, implementação e avaliação do projeto pedagógico por si só é um desafio. Soma-se a este desafio as dificuldades diárias que permeiam o dia-a-dia da escola, tais como: estrutura física precária, excesso de rotatividade de professores, que muitas vezes não se identificam com o seu projeto, desmotivação pela carga horaria excessivas e diversas escolas para atender, os parcos recursos financeiros que são praticamente inexistentes e a pouca participação das famílias.
METAS E AÇÕES
Meta
Garantir atendimento odontológico no prédio escolar.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Assegurar o atendimento no prédio escolar bem como a escovação e aplicação de flúor semanalmente.
Encaminhamentos quando necessário.
Objetivos específicos
Garantir que os educandos tenham conscientização da higiene bucal, cuidados com os seus dentes.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2024
Público alvo
Todos os educandos.
Recurso
Recursos pedagógicos e financeiros.
Responsáveis pela ação
Escola e Prefeitura Municipal
Meta
Encaminhamento psicológico e fonoaudiológico para crianças e adolescentes que apresentam problemas de aprendizagem.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Encaminhamento para avaliação dos profissionais.
Objetivos específicos
Fazer com que os alunos tenham um bom aprendizado se detectados problemas relacionados ao psicológico e a fala.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2024
Público alvo
Todos os alunos que apresentarem alguma dificuldade.
Recurso
Pedagógico e financeiro.
Responsáveis pela ação
Escola, Prefeitura Municipal e APAE.
Meta
Incentivo à aulas práticas.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Através de projetos, buscar recursos para viagens de estudos.
Objetivos específicos
Oportunizar o aluno a praticar o que ele aprendeu em sala de aula.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2024
Público alvo
Alunos e professores
Recurso
Pedagógico e financeiro
Responsáveis pela ação
Grupo gestor e parceiros.
Meta
Expandir a banda escolar. ( compra de novos instrumentos, roupas, concursos)
Dimensão
Dimensão financeira
Ação
Pleitear recursos financeiros através de parcerias com comercio, com a prefeitura, contribuições espontâneas.
Objetivos específicos
Compra de novos instrumentos, roupas, e participação em concursos.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2024
Público alvo
Alunos
Recurso
Financeiro e pedagógico.
Responsáveis pela ação
Grupo gestor, prefeitura e comercio local.
Meta
Apoio a eventos esportivos.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Fazer acontecer campeonatos e auxiliar em jogos escolares.
Objetivos específicos
Estimular os educandos a praticas pedagógicas através da cooperação e ate mesmo da competição.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2024
Público alvo
Todos os estudantes.
Recurso
Pedagógico e financeiro.
Responsáveis pela ação
Professores, grupo gestor e alunos.
Meta
Manter a parceria com o projeto Guardiões Ambientais.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Manter a parceria com a prefeitura municipal para que se tenha espaço adequado para realização do projeto.
Objetivos específicos
Fazer com que os alunos criem uma consciência da importância do meio ambiente, assim como disciplina, ética, civismo e moral.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2020
Público alvo
Alunos, principalmente aqueles que se encontram em vulnerabilidade social.
Recurso
Pedagógico, físico e financeiro.
Responsáveis pela ação
grupo gestor, CRAS, Prefeitura Municipal
Meta
Reforma da segunda parte do prédio escolar já encaminhada ( construção de 3 salas de aula e cozinha).
Dimensão
Dimensão financeira
Ação
Acompanhar juntamente a secretaria do Estado o processo da segunda parte da Escola, bem como o projeto da cozinha. Pleitar a construção de três novas salas de aula.
Objetivos específicos
Assegurar a reforma da segunda parte da escola, bem como a construção de uma cozinha e três salas de aula. Isso para que o ambiente se torne mais agradável e confortável aos docentes e discentes.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2022
Público alvo
Professores, alunos, comunidade em geral.
Recurso
Físico e Financeiro
Responsáveis pela ação
Grupo gestor. Secretaria de Educação.
Meta
Projetos que envolvam a sustentabilidade.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Através de gincanas: coleta de óleo, latinhas, vidros...
Criação de uma horta.
Replantar arvores.
Construir uma composteira.
Conscientização da separação do lixo
Objetivos específicos
Criar uma consciência que precisamos cuidar do meio ambiente.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2024
Público alvo
Alunos, professores, comunidade geral
Recurso
Pedagógico, físico e financeiro
Responsáveis pela ação
Professores, grupo gestor e alunos.
Meta
Reativar a biblioteca escolar bem como sala de informática.
Dimensão
Dimensão física
Ação
Construção de duas novas salas de aula, para poder proporcionar o atendimento aos alunos.
Objetivos específicos
Proporcionar aos alunos aulas de leitura de diferentes formas, bem como ambiente apropriado para uso de tecnologias e melhorias na qualidade da Internet.
Início
01/01/2020
Fim
01/06/2022
Público alvo
Estudantes e professores.
Recurso
físico financeiro e pedagógico.
Responsáveis pela ação
Grupo gestor.
Meta
Planejar ação conjunta com professores para garantir a recuperação de conteúdos.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Promover ação conjunta entre professores e alunos destaque para recuperação de conteúdo dos alunos com dificuldade de aprendizagem.
Promover/valorizar o aluno que for destaque.
Objetivos específicos
Fazer com que os alunos atinjam o minimo da aprendizagem.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2024
Público alvo
Alunos
Recurso
totalmente pedagógico
Responsáveis pela ação
Professores, grupo gestor e alunos.
Meta
Diminuir a evasão escolar em 5%.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Aulas diversificadas, professores comprometidos, tentar parcerias com empresas para um horário diversificado para estudantes, apresentação dos alunos ao projeto Jovem Aprendiz já aderido por algumas empresas da cidade.
Objetivos específicos
Fazer com que o aluno tenha o acesso e permanência na escola.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2024
Público alvo
Alunos mais carentes, com probabilidade de desistência em virtude do trabalho para o sustento.
Recurso
Pedagógico e financeiro.
Responsáveis pela ação
Grupo gestor e empresas parceiras.
Meta
Garantir a democratização dos orgãos colegiados ( reativar o Grêmio estudantil).
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Fazer reuniões periódicas para que haja cada vez mais o engajamento de todos.
Objetivos específicos
Garantir e fortalecer os orgãos colegiados, alem de criar um novo Grêmio Estudantil.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2024
Público alvo
Comunidade geral.
Recurso
Pedagógico.
Responsáveis pela ação
Grupo gestor.
Meta
Promover encontros com pais através de reuniões, eventos escolares, entrega de boletins.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Oferecer momentos diversificados para os pais acompanharem seus filhos na sua vida escolar.
Objetivos específicos
Trazer maior numero de pais para a escola.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2024
Público alvo
Pais, professores e alunos
Recurso
Físico, pedagógico e financeiro
Responsáveis pela ação
Grupo gestor.
Meta
Firmar parcerias com instituições de ensino(Uniasselvi, Unidavi,Udesc...).
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Buscar essas instituições para dentro da escola apresentando seus trabalhos, os quais poderão servir de incentivo para que os alunos não parem de estudar, mostrar pra todos que existem inúmeras oportunidades de ingressar em novos cursos e ter uma melhor qualidade de vida.
Objetivos específicos
Oportunizar os alunos o conhecimento de outras instituições de ensino mostrando as diversas oportunidades que temos nos dias de hoje.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2024
Público alvo
Alunos e professores.
Recurso
Pedagógico.
Responsáveis pela ação
Grupo gestor.
Meta
Zelar pelo patrimônio da escola.
Dimensão
Dimensão financeira
Ação
Conscientizar todos que precismos ter zelo pelo patrimônio da escola. são bens adquiridos que ainda irão passar por muitos estudantes, professores. Manter atualizada a listagem dos bens .
Objetivos específicos
zelar pelo patrimônio escolar.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2024
Público alvo
Comunidade Escolar.
Recurso
Financeiro.
Responsáveis pela ação
Professores, grupo gestor e alunos.
Meta
Assegurar um ambiente de acolhimento, cooperação, responsabilidade e incentivo a aprendizagem e crescimento pessoal.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Incentivo ao respeito de todos zelando pelo bom andamento da escola sempre amenizando situações que coloquem em risco o bem estar de todos.
Projeto Cooper Jovem, em parceria com a Cravil, já encaminhado.
Objetivos específicos
Fazer com que os alunos professores e demais funcionários se sintam em plena harmonia e bem estar dentro da escola.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2024
Público alvo
Professores,pais, alunos, funcionários, grupo gestor.
Recurso
Pedagógico e financeiro.
Responsáveis pela ação
Grupo gestor e parceiros.
Meta
Incentivar a participação dos alunos na Prova Brasil, ANA, Provinha Brasil, Enem e outros concursos.
Dimensão
Dimensão pedagógica
Ação
Incentivar aos alunos a participação como forma de aprendizagem.
Objetivos específicos
Verificar a aprendizagem dos alunos.
Início
01/01/2020
Fim
31/12/2024
Público alvo
os alunos
Recurso
pedagógico
Responsáveis pela ação
Professores, grupo gestor e alunos.
AVALIAÇÃO DO PLANO
Diante do exposto no projeto acima citado e tendo consciência de que todos os membros da comunidade escolar tem o direito de participar da gestão, bem como a necessidade de acompanhamento sistemático dos resultados, o que permite reconhecer os resultados e as deficiências a serem sanadas, nosso objetivo é consolidar um trabalho através do qual este educandário seja capaz de assegurar educação de qualidade para todos, com inclusão e respeito aos direitos humanos, a valorização da cultura e ao exercício da cidadania.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esperamos que ao final dessa gestão deste plano possamos ter a satisfação de tê-lo executado da melhor maneira possível e em sua integra.
REFERÊNCIAS
LIBÂNEO, José Carlos Organização e Gestão da Escola – Teoria e Prática.
PPP Escola de Educação Básica Lindo Sardagna.
LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação.
BNCC – Base Nacional Curricular Comum.
Proposta Curricular de SC.
BLOOM, Dale 1993 – Avaliação no processo Ensino Aprendizagem.
OBSERVAÇÃO
O Plano de Gestão Escolar apresentado, está em consonância com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, com os princípios da gestão democrática e participativa e com a legislação vigente. Respeita a igualdade de direitos e os princípios da diversidade.
O diagnóstico evidencia pontos de atenção que, em sua maioria, apresenta metas e ações que procuram avançar e dar respostas aos fatores evidenciados.
Esta Comissão, indica pelo monitoramento, revisão, atualização e reavaliação constante do Plano com a participação da comunidade escolar, embasado no diagnóstico atualizado e nos indicadores que a escola produz, visando a melhoria da qualidade do ensino com aprendizagem.
Sendo assim, este Plano está homologado para participar das demais etapas do processo de escolha.
Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0600 | sed@sed.sc.gov.br
Um comentário:
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4 de dezembro de 2019 às 02:03
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