Atividades do projeto: "Recontando Fábulas"

1. Complete o texto com as palavras indicadas, leia a fábula e descubra o que
aconteceu com estes animais.

O LEÃO E O RATINHO

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa
de uma árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele _________ (acordar).
Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão ______ (prender) debaixo
da pata. Tanto o ratinho ________ (pedir) e ____________(implorar) que o leão
__________ (desistir) de esmagá-lo e __________ (deixar) que fosse embora. Algum
tempo depois o leão _________ (ficar) preso na rede de uns caçadores. Não
conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso _______ (aparecer) o ratinho, e com seus dentes afiados ________ (roer)
as cordas e solto o leão.
Moral: Uma boa ação ganha outra.
(in: Fábulas de Esopo. Companhia das Letrinhas. 1990, p. 61. Trad. Heloisa Jahn)

a. A história da fábula é sobre algo que já aconteceu ou irá acontecer? Quais
as palavras que ajudaram a perceber isso?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

b. Agora distribua as palavras que você utilizou para completar o texto nas
colunas abaixo:
Palavras preenchidas nas lacunas
que se referem ao leão
Palavras preenchidas nas lacunas
que se referem ao ratinho
O que estas palavras indicam em relação às personagens?
_ ________________________________________________________________
_ ________________________________________________________________
c. Exponha o que descobriram aos colegas da classe e ouça as conclusões
a que chegaram. Ajude seu professor a construir um registro sobre as
descobertas.
***************************************************************************

A Raposa e a Cegonha


Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato raso. Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre da cegonha com seu bico comprido mas pode tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de fome. A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas a cegonha não disse nada. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte.


Assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra ia servir. O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema. A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Ela aprendeu muito bem a lição. Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: "Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro".
Moral: Trate os outros tal como deseja ser tratado.
Fábula de Esopo




1. A raposa convidou a cegonha para jantar a fim de pregar-lhe uma peça. O que você entende pela expressão” pregar uma peça?
2. No texto lido as personagens são animais. Você diria que elas se comportam como animais? Por quê?
3. A raposa é considerada um animal esperto. Na sua opinião, ela mantém essa característica na história?
4. Que qualidades ou defeitos próprios das pessoas a raposa e a cegonha apresentam?
5. Todo texto narrativo têm características básicas. Complete indicando o que se pede:
a) O que conta o texto (enredo)?
b) Quem participa dela (personagens)?
c) Onde se passa a história (lugar)?
d) Quando se passa a história (tempo)?
e) Como termina (desfecho)?
f) Que tipo de narrador temos neste texto. Personagem ou observador? Por quê?

6. O texto termina com uma moral, ela é uma espécie de lição, mensagem edificante que o autor quer transmitir aos leitores. Qual seria a lição que o autor queria passar para você?
7. A Cegonha retribuiu a brincadeira de mau gosto da raposa.
a) Mas será que essa era a única atitude que ela poderia tomar?
b) A cegonha poderia ter agido de outra forma?
c) Como você agiria se estivesse no lugar dela?

1) “A raposa e a cegonha” é uma narrativa, pois apresenta uma história, situada num tempo e espaço, personagens e narrador. Nesta fábula, o narrador
apenas conta a história ou participa dela? Justifique a sua resposta com
elementos do textos.

2) No trecho: “Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato raso.”
a) A palavra grifada refere-se a qual personagem?
b) Neste fragmento, fica clara a intenção da raposa. O que ela pretende?

3) Por que a cegonha não conseguiu tomar sopa na casa da raposa?

4) A cegonha percebeu a intenção da raposa?

5) Que sentimentos a cegonha demonstrou ao ser vítima da brincadeira?

6) O que você pensa sobre brincadeiras “sem graça” como essa, que muitas
vezes magoam as pessoas?

7) Explique com suas palavras o que quer dizer: “Trate os outros tal como deseja ser tratado.”

8) O que revelam atitudes como as tomadas pela raposa e a cegonha?

9) É justificável a atitude da cegonha?






1) Consulte no dicionário o significado das seguintes palavras retiradas das fabulas trabalhadas:

IMPRESSIONADA .ZUNINDO GENTILEZA GARGALO ESPICHADO

URROS


2) Ainda consultando as fabulas preencha o quadro abaixo. Retirando as palavras escritas com
SS RR X Z S

***********************************************************************

Complete as lacunas da Fábula: A onça doente
Fábulas sempre fabulosas

Leia atentamente uma das fábulas de Monteiro Lobato recontou. Enquanto lê, procure no quadro as palavras que completam as lacunas. Escreva essas palavras nos lugares certos para dar sentido à história.

Corra- também- visitar- entra- olhar- único-
Capivara- rastro- árvore- pudesse- salvou- fome

A onça doente

A onça caiu da __________ e por muitos dias esteve de cama seriamente enferma. E como não ___________ caçar, padecia __________ das negras.
Em tais apuros imaginou um plano.
— Comadre Irara — disse ela —, _________ o mundo e diga à bicharada que estou à morte e exijo que venham visitar-me.
A Irara partiu, deu o recado e os animais, um a um, principiaram a __________ a onça.
Vem o veado, vem a __________, vem a cotia, vem o porco - do- mato.
Veio __________ o jabuti.
Mas o finório jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de _________ para o chão. Viu na poeira só rastros entrantes, não viu nenhum _________ sainte e desconfiou:
— Hum!... Parece que nesta casa quem __________ não sai.
O melhor em vez de visitar a nossa querida onça doente, é ir rezar por ela...
E foi o ________ que se _________ .


***********************************************************************