quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dona Emma tem muito o que "contar"





Os alunos do 3° ano estão trabalhando no projeto: Dona Emma tem muito o que “contar”, e queriam também conhecer um pouco da história de outros municípios, cada aluno escreveu uma carta para uma cidade diferente. Para isso, fomos ao correio enviá-las...




Obrigada aos municípios que responderam, fazendo parte do nosso projeto!!!


terça-feira, 21 de junho de 2011

Absurdos do blog: Moacir Pereira

1. M diz:
16 de junho de 2011 às 8:40 pm
Eu sou um aluno e não estou gostando nem um pouquinho desa greve O GOVERNO DEVIA MESMO É MANDAR OS PROFESSORES TUDO PRA RUA ISSO SIM POIS OS ÚNICOS QUE ESTÃO SE FUDENDO SÃO OS ALUNOS COM ESSA PORA DE GREVE É PA CABA ISSO QUERO VER RECUPERAR ESSES DIAS DEPOIS SO POR CAUSA DE UNS MERDAS DE PROFESSORES QUE NÃO SE TOCAM!!!!!!!!!
Sou de Dona Emma, Meu nome é M D…….SÓ PRA VOCÊS SABEREM
E VÃO TUDO A MERDA SEUS PROFESSORES PORQUE DEPOIS SÃO OS ALUNOS QUE PAGAM O PATO!!


1. M diz:
16 de junho de 2011 às 9:01 pm
Sou um aluno de Dona Emma, e eu estou apoiando o governo, pelo certo o governo devia MANDA OS PROFESSORES PRA RUA isso sim que o governo deveria fazer porque os únicos que estão seferando são os ALUNOS, por causa dessa greve que não estou nem um pouquinho, quero ver nóis recuperar isso depois…


16 de junho de 2011 às 10:20 pm
M do Dona Emma,
Se achas que estais perdendo aula e realmente preocupado com isso. Vá atrás do principal responsável, o Governo. Teus professores não estão fazendo nada de mau em querer o que é deles por direito em Lei. Realmente é ruim estarem perdendo aula, mas com essa ultima medida de descontar dias parados, vocês alunos ficarão sem repor essas aulas. Abre o olho e vá cobrar alguma coisa do Governador. Se ponha no lugar do seu professor, eles também não gostam de estar em greve, sofrendo pressão de alunos, pais e governo. Sua reivindicação por perder aula é válida, mas vá atrás do verdadeiro culpado que usou dinheiro da educação para outras coisas e agora não dinheiro para pagar o salário de professor que a LEI manda.


1. Nadja Frainer Junkes diz:
16 de junho de 2011 às 11:02 pm
Se eu não soubesse, diria que esse M , que se diz aluno, é filho do Colombo. E que boca suja, e com certeza aprendeu em casa com a mãezinha e o paizinho dele, que devem ser tão educados quanto ele. Queria muito que você fosse meu aluno, por uma semana, só, já tava bom…



1. Tania Melo diz:
16 de junho de 2011 às 11:21 pm
M D de Dona Emma aproveite esse tempo em que você não está tendo aula para ler mais . Realmente você deve ser aquele aluno que todo professor gostaria de ter e com certeza aquele eleitor que todo candidato adora : ignorante, vaquinha de presépio e que se vende por qualquer coisa.


1. Adriano Antunes Rodrigues diz:
16 de junho de 2011 às 11:24 pm
Prezado M, você certamente não está sofrendo com a greve. Esta pode ser comparada a uma cirurgia (dolorida) para extrair um “tumor” que realmente prejudica teu desenvolvimento.
Este “tumor” é a péssima educação que recebestes em toda a vida, evidenciada por tua ignorância com respeito à situação que estás vivendo e a tua pobre escrita que a escola foi incapaz corrigir.
Assim despeço-me reiterando que a greve não prejudica os alunos, pois deve ajudar outros meninos e meninas a terem uma educação menos sofrível do que aquela que demonstras aqui.



1. Réd Silveira diz:
16 de junho de 2011 às 11:28 pm
Resposta ao aluno M – Espero que consiga entender o recado. Pois com esse palavreado, penso ser difícil. Mas mesmo assim vou dar-lhe esse momento para refletir.
A arte mais importante do professor é a de despertar a alegria pelo trabalho e pelo conhecimento.
Queridos estudantes! Regozijo-me por vos ver hoje diante de mim, alegre juventude de um país abençoado. Lembrai-vos de que as coisas maravilhosas que ireis aprender nas vossas escolas são a obra de muitas gerações, levada a cabo por todos os países do mundo, à custa de muito entusiasmo, muito esforço e muita dor.
Tudo é depositado nas vossas mãos, como uma herança, para que a aceitem, honrem, desenvolvam e a transmitam fielmente um dia aos vossos filhos.
Assim nós, embora mortais, somos imortais nas obras duradouras que criamos em comum. Se tiverem esta ideia sempre em mente, encontrarão algum sentido na vida e no trabalho e poderão formar uma opinião justa em relação aos outros povos e aos outros tempos.»
Albert Einstein, in “Como Vejo o Mundo”




M D, parabéns pela sua "educação" e aproveite seu tempo para estudar!!! Principalmente um dicionário.



Níver das professoras Mara e Janete








Alunos...

“Aos alunos,
Primeiro pedi compreensão ao entrar em greve.
Depois, pedi apoio e paciência.
Agora peço que acreditem nos seus professores, não estamos em greve pra ficar em casa, “de boa”. Não estamos em greve somente pelo dinheiro, é claro que ele é fator decisivo, mas a greve é por toda uma situação, de anos, que vem se agravando! Esse foi o momento decisivo.
Aquele momento em que você diz basta!
Aos alunos,
Gostaria que vocês refletissem com maturidade e pensassem naquelas aulas chatas das quais reclamam, naqueles professores ranzinzas dos quais não gostam, nas criticas feitas a escola, pela falta de material, pelas janelas e portas quebradas, pela falta de recursos, pela copiadora que quebra a toda hora, pela demora da escolha do diretor, pela troca constante de professores, pelos professores pouco qualificados… Reclamações tantas, ouvidas a todo tempo.
Já pensaram que talvez os professores se sintam encurralados, sem estímulos, sem expectativas, que por isso já não consigam mais dar boas aulas. Que não há diretor, por melhor que seja, que dê conta de colocar uma escola sucateada funcionar como se fosse uma escola de primeiro mundo. Aqueles que hoje vocês consideram bons professores têm poucos motivos pra continuar na escola pública. Um dos motivos com certeza é aquele idealismo que ainda carregam consigo. Mas a vida não se paga com ideais, infelizmente.
Por isso, dissemos: Basta! Estamos cansados de levar a educação nas costas, estamos cansados de nos sentir encurralados, desvalorizados. Cansamos de levar a culpa pelos insucessos de nossos alunos! Resolvemos ser professores de verdade e dar uma aula de cidadania!
Como ensinar aos alunos cidadania se nós professores nos enfiamos em uma sala de aula, com parcos recursos e aceitamos que a educação no estado chegue ao ponto que chegou?
Preciso pedir mais uma coisa… Desculpas! Por não termos tomado uma atitude antes, por deixar chegar a esse ponto, por vocês estarem sem aula! Acreditem, não há um só professor, aqueles que vocês consideram bons e os que consideram ruins, que não estejam, sim, muito preocupados com vocês alunos! Que não queira voltar pra sala de aula o quanto antes. Mas, não podemos! Não dessa forma, não nessas condições! Queremos voltar sim, valorizados como trabalhadores da educação. Só assim a aula de cidadania será completa!



Patricia dos Reis da Silva, Profª de Química – E.E.B.Bulcão Viana – Praia Grande.”

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sou um professor...

SOU UM PROFESSOR QUE PENSA......pensa em sair correndo toda vez que é convocado para uma reunião, que certamente o responsabilizará mais uma vez, pelo insucesso do aluno.


SOU UM PROFESSOR QUE LUTA...luta dentro da sala de aula, com os alunos, para que eles não matem uns aos outros.
Que luta contra seus próprios princípios de educação, ética e moral.

SOU UM PROFESSOR QUE COMPREENDE... compreende que não vale a pena lutar contra as regras do sistema, ele é sempre o lado mais forte.

SOU UM PROFESSOR QUE CRITICA...critica a si mesmo por estar fazendo o papel de vários outros profissionais como: psicólogo, médico, assistente social, mas não consegue fazer o próprio papel que é o de ensinar.

SOU UM PROFESSOR...que tem esperança, e espera que a qualquer momento chegue um "estranho" que nunca entrou em uma sala de aula, impondo o modo de ensinar e avaliar.

SOU UM PROFESSOR QUE SONHA...
SONHA COM UM ALUNO INTERESSADO, SONHA COM PAIS RESPONSÁVEIS, SONHA COM UM SALÁRIO MELHOR, UM MUNDO MELHOR.
ENFIM, SOU UM PROFESSOR QUE REPRESENTA... representa a classe mais desprestigiada e discriminada, e que é incentivada a trabalhar só pelo amor à profissão. Representa um palhaço para os alunos. Representa o fantoche nas mãos do sistema concordando com as falsas metodologias de ensino. E esse professor, que não sou eu mesmo, mas é uma outra pessoa, representa tão bem, que só não trabalha como ator, porque já é PROFESSOR e não dá para conciliar as duas coisas.






Recebi por email, desconheço o autor.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pais e alunos...

Diante de atitudes de AMEAÇA DO GOVERNO e da NÃO VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES A GREVE TEM CONTINUIDADE.

Nós, professores, através de um grupo que nos representa em Florianópolis, temos tentado de todas as maneiras garantir que os professores sejam realmente valorizados e apresentamos caminhos ao governador para retornarmos logo às atividades normais.

Infelizmente o governo nos apresentou uma proposta que destruiu todas as conquistas obtidas pelos professores até hoje, nos deixando até mesmo assustados com o modo pelo qual a EDUCAÇÃO é tratada.

Um "bom salário", é prova de valorização.
Nosso pagamento é vergonhoso e isso apenas prova como nós professores somos vistos e tratados pelos nossos representantes no governo, que são remunerados com milhares de reais por mês.

Pedimos muito pouco, e esse pouco está sendo negado, o que promove o total desconsolo, desânimo e temor de que a profissão
"PROFESSOR" entrará em declínio total se desistirmos agora.

A decisão para continuar a greve foi tomada em Assembleias com praticamente 100% de aprovação por todo o Estado, hoje, dia 16/06/2011, diante da EMERGÊNCIA DE SALVAR A EDUCAÇÃO EM SC. Das 25 assembleias realizadas, 24 votaram pela continuidade da paralisação.

Nós, professores em paralisação sofreremos a penalidade de não recebermos salário este mês por estarmos lutando por essa justa causa, mas estamos confiantes de que uma solução será encontrada e que em breve possamos vir ao Blog trazer a melhor notícia do ano:
"Governo cumpre a lei na íntegra! Professores sentem-se felizes e valorizados. A educação venceu"!

Enquanto isso não acontece, infelizmente não podemos retornar em nome de nossa ÉTICA E AMOR POR NOSSA ESCOLA, ALUNOS E PROFISSÃO.

Fonte: Professores em paralisação - E.E.B. Luiz Bertoli

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Greve....


Fazer greve não se trata, (como muitos pensam),em interromper atividades porque se quer ficar em casa, mas reivindicar condições dignas de trabalho. Cada um que esteja envolvido deve estar ciente das condições, do que é seu direito mas também do que é seu dever enquanto grevista. Segundo Pedro Demo, a formação de uma cultura democrática nasce do conhecimento enquanto instrumento político de libertação. O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO???SEJA CIDADÃO, LUTE PELOS SEUS DIREITOS!

Assembleia Regional - Ibirama



FOTOS

Ave, Maria!

Talvez precisamos, também, de muita oração. Devemos, pois, unirmos forças para dar à luz e conceber uma nova política educacional para o estado, que paute suas ações no respeito e no diálogo franco e aberto com os professores dessa rede.

Professores da rede estadual de Dona Emma também lutam por seus direitos....

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Essa, recebi por email.....

E agora, as atitudes do nosso excelentíssimo Governador:

Vai para a televisão, mentir para a população, dizendo que aprovou a implantação do Piso, que nenhum professor vai receber menos de R$1600,00, quando na verdade pretende achatar o plano de carreira dos professores.
Gente que trabalhou e estudou a vida inteira pra fazer aquilo que o senhor não faz: educar crianças, jovens e adultos para serem cidadãos críticos, que cumprem seus deveres e exigem seus direitos! Não… o senhor precisa de gado, né, Governador… precisa de massa de manipulação, de mão de obra barata… o que foi mesmo que o senhor disse na reunião com o SINTE e o Comando de Greve na segunda feira? Ah… “A educação NÃO É PRIORIDADE para a sociedade”. Não, claro que não. A sociedade quer que seus filhos crescam ignorantes. O senhor tem razão…
Que vergonha, Governador!
Vai para a televisão dizer que não pode comprar os uniformes para os alunos por que precisa pagar os professores…
Jogo sujo, hein? Que baixeza! Afinal o Sr. sabe que boa parte da população não está ciente de que a verba para o pagamento dos professores É DIFERENTE E SEPARADA da verba para a aquisição dos uniformes, né?
Assim, os professores ficam parecendo os vilões da história, quando na verdade são os bolsos dos Parlamentares que ficam cada vez mais cheios com o que deveria ser o nosso salário… Sinto muito, Governador, o vilão dessa novela mexicana é o senhor mesmo! Eu sei e o Sr. sabe.
Que vergonha, Governador!
Vai para a televisão dizer para a população que a greve acabou, quando na verdade, está só começando! Mente para o povo, faz com que os pais mandem seus filhos para a escola só para darem com a cara na porta e voltar para casa novamente. Manipulando o caos, hein? Bonito isso… para tentar culpar os professores, né? Assim a população se revolta e o movimento enfraquece…
Sinto muito lhe informar, Sr. Governador, mas a população já está sendo informada das suas mentiras. E o movimento não vai enfraquecer. Dessa vez, vamos até o fim! Dessa vez, a lei será cumprida. Ou será que o Governo do Estado está acima da Lei?
Mais uma coisa, Excelentíssimo Governador Raimundo Colombo: O Governo Federal deixou claro que os Estados que não tiverem dinheiro suficiente para implantar o piso conforme a tabela, receberam auxilio financeiro da União.
Se o Sr. afirma que Santa Catarina não tem dinheiro suficiente, por quê é que não pede ajuda do Governo Federal? Ah… é por que Santa Catarina TEM DINHEIRO, não é? E o Sr. não tem como provar o contrário, afinal, esse dinheiro, que vem do FUNDEB, vem sendo desviado para outros setores, certo?
Hmmm… será que é por isso que a Promotoria Pública está processando o Estado por uso indevido e desvio das verbas do FUNDEB? Ah… endendi… Isso o Sr. não fala na TV, né?
Tem muita coisa acontecendo em Santa Catarina, Governador. O Sr. deveria ser o nosso principal Servidor, administrando o bem público pelo povo e para o povo. Deveria pelo menos QUERER se orgulhar de ser um Estado
com menor índice de analfabetismo, melhor atendimento na saúde pública, melhor nível de educação, melhores condições de trabalho, menor índice de pobreza. Se o Sr. pelo menos QUISESSE se orgulhar dessas coisas, se o Sr.
pelo menos QUISESSE ter orgulho de ser Governador do Estado de Santa Catarina, tomaria providências para que todos esses anseios do SEU POVO se tornassem realidade, ou pelo menos, caminhassem para isso.
Mas infelizmente o senhor é como vários administradores de outros Governos, não é? Só quer se orgulhar de poder passar a semana no seu Sítio em Lages, sem nada para fazer, de papo pro ar, ou de poder passear pela Europa, enquanto por aqui, na terrinha, nós não temos nem o direito de ir e vir, já que nossos miseráveis salários não custeiam nem as passagens de ônibus…
É…. mania feia essa que o professor tem de querer comer 3 vezes por dia…

Pedimos, humildemente, que a população continue nos apoiando, essa luta é pela EDUCAÇÂO CATARINENSE, que merece ser respeitada...

Desconheço o autor.

Greve de professores estaduais está mantida em SC



FOTOS

terça-feira, 7 de junho de 2011

Frases para te motivar nesta luta....

" É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca."
(Dom Hélder Câmara)

" A vitória é dos que lutam, dos que agem, dos que "saem do porto. A vitória é dos que se arriscam para alcançar o alto da montanha."
( Edilson Ramos)

"Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la."
(Barbara Pletcher )

" A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio" .
(Martin Luther King Jr.)

"Existem homens que lutam um dia e são bons; existem outros que lutam um ano e são melhores; existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis."
(Bertolt Brechet)

" Fracassar depois de longa perseverança é muito mais sublime que nunca ter feito um esforço suficientemente bom para ser chamado de fracasso."
(George Eliot)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Poder, negociação e venda....


“Há 20 dias em greve, muito esforço empreendido, muita união – a maior já demonstrada pela classe dos Professores no Estado de SC. Debates, passeatas, Missas, velas, protestos, queimas de Diplomas, Assembléias. Tanto esforço. Entende-se, pela maioria pensante, que esta é a hora, não tem deixar para depois. Para começo de conversa, já está atrasado há dois anos o cumprimento da Lei do Piso.

Leia na íntegra



FOTOS

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nem Cristo aguentaria ser um professor nos dias de hoje... Haja fé!!!!!

O Sermão da montanha (*versão para educadores*)

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
- “Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles...”
Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
- É pra copiar?
Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?

Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...